A Cruzada

Numa longa e penosa viagem que se iniciou ao entardecer do Século XIII, um grupo de Cruzadeiros começa a se reencontrar no Centro Espírita Cristão Frei Fabiano de Cristo, nos idos de 1992. Aos poucos, reuniram-se os que hoje representam a Associação Espírita Cruzada Redentora. Por cinco anos trabalhamos no referido Centro realizando os trabalhos de atendimento médico alternativo e de cirurgia energética à distância.

Em 1996, o Grupo foi acolhido na Confraternização Espírita Baiana e novos companheiros adentraram, desempenhamos as atividades com muito amor e dedicação, usufruindo do respeito e carinho dessa Casa de amor e caridade.

Mas… o tempo passou e, em abril de 2001, a nossa querida Irmã Scheilla informa-nos da necessidade de fundarmos a nossa própria Casa para cumprirmos com os nossos compromissos assumidos no Mundo Espiritual. Em seguida, o nosso mentor espiritual, Irmão Abdon, vem corroborar, oferecendo-nos todo apoio e incentivo no trilhar do novo caminho, dizendo-nos:

Nada acontece por acaso, sabemos das dificuldades que todos enfrentam e estamos prontos para ajudá-los. Confiem!

Escolhemos o nome da nossa associação, “Cruzada Redentora”. Uma feliz escolha que nos remeterá sempre à reflexão sobre os objetivos dessa nova Cruzada: resgatar toda mácula, todos os débitos das Cruzadas longínquas do Século XIII.

Em 30/04/2002 é lavrada a ata de fundação da Associação Espírita Cruzada Redentora. E no alvorecer do ano de 2003, numa pequena garagem, nos Barris, nessa velha capital do Salvador, o grupo de Cruzadeiros, estimulado pelo Mentor, reuniu-se para concretizar nessa maravilhosa escola terrestre o que já se encontrava plasmado no Mundo Espiritual. Disse-nos o nosso Mentor:

A Nau começa a se movimentar, teremos águas calmas e mansas, ventos brandos, mas também sérias borrascas”.

Porém, o encrespar das ondas, o uivar dos ventos não nos assustam. Confiamos em nosso timoneiro Jesus. Ele é infalível! Estamos convictos disso. Sitiamos nos Barris por três anos e o espaço tornou-se pequeno, desconfortável. Em 2008, surge o convite de um amigo, militante da Doutrina por anos, que nos levou à IUA – Instituição Universal do Amparo – a qual abrigava crianças abandonadas e em situação de risco.

Porém, não era ainda a tão sonhada Sede, e lá estávamos nós Cruzadeiros como aves de arribação outra vez. Acolhidos no Centro Espírita Lar Maria Dolores, em 2010, cuja ponte fora feita por uma irmã trabalhadora, da maneira mais fraterna e amorosa possível, foram anos de trabalhos abnegados, abençoados e gratificantes.

Até que surge, num belo dia, a realização de um sonho acalentado por tantos anos. Compramos a nossa Sede! Quanta alegria! Quanto entusiasmo ao mergulharmos na concretização de um espaço aconchegante, agradável, impregnado de energias amorosas e salutares.

No dia 03/09/2012, adentrávamos à nossa Casa, felizes e prontos para novas batalhas, trazendo como escudo o Evangelho de Jesus, a bandeira da caridade e o amor ao próximo, sob a proteção de Deus e do nosso Mentor Espiritual que nos disse:

Armamos a nossa Tenda de caridade em terra firme, para continuar os vossos resgates e a vossa cruzada de amor!”

Desde então estamos em nossa Sede própria. Não nos esquecemos um só dia da nossa história, daqueles que se destacaram pela solidariedade, carinho e amor por nós! As nossas responsabilidades aumentaram, o trabalho também, porém, o nosso ânimo e a nossa fé cresceram mais ainda.

Dentre as conquistas já alcançadas, iniciamos nesse mesmo ano a atividade mediúnica de psicografia. Houve a necessidade de criar um grupo,  que catalogou dentre centenas de mensagens, originando o nosso primeiro livro, Mensagens Redentoras, com a participação de vários Médiuns e Espíritos. A partir daí, os Espíritos Mensageiros começaram a ditar as obras que se seguiram, atividade que nos contemplou com edificantes informações, emocionando o Grupo de Revisão de Psicografias e os coordenadores.

Nós Cruzadeiros atentos em manter erguida a bandeira da caridade, sempre realizamos atividades na área social, tais como:
Campanha dos Enxovais – entregamos no mês de maio enxovais completos à Maternidade Tsylla Balbino; Dia dos Pais – no mês de agosto fazemos festa e doações para um asilo; Dia das Crianças – no mês de outubro levamos doações e diversão à uma creche ou orfanato; e a Festa de Natal – promovemos brincadeiras e entrega de presentes numa creche, com direito a Papai Noel. É importante mencionar que aprendemos muito e tiramos uma lição nova a cada visita que fazemos a uma instituição de caridade. Conforme preconiza o Evangelho:
quem doa é o mais necessitado.

As reuniões espíritas da Cruzada Redentora desenvolviam-se de maneira harmoniosa, produzindo fluidos salutares e resultados gratificantes, levando consolação, equilíbrio, fé, paz, esperança e a Boa Nova aos frequentadores. Pensávamos que a Casa já estava pronta.

Eis que no final de 2017 o nosso Mentor Espiritual propõe-nos mais um belíssimo desafio, um dos maiores projetos a ser realizado, qual seja, a construção de um Hospital Espiritual, em três anos. Confessamos que, no primeiro momento, tomamos um susto, mas com o decorrer do tempo e o amadurecimento da ideia concluímos que era possível e demos início à sua edificação em meados de 2018. Concluímos no final de 2019, antes do prazo previsto. Um trabalho árduo que contamos com a ajuda dos frequentadores e colaboradores. Em 2020, mais precisamente no dia 05/03, inauguramos o Hospital Espiritual Frei Fabiano de Cristo, que se encontra em pleno funcionamento, onde a equipe do Irmão Arickson realiza atendimentos espirituais nos irmãos que nos procuram como alternativa à medicina tradicional.

A Associação Espírita Cruzada Redentora tem como seus pilares principais o estudo, baseado nas Obras de Allan Kardec; o atendimento médico espiritual, compromisso dos Cruzadeiros na espiritualidade; e a orientação dos irmãos menos esclarecidos, sem a participação do paciente, com auxílio da Equipe Espiritual.